O Uso do Blogue para a Mediação de Leitura e Ensino de Literatura

Autores

  • Jaime André Klein
  • Ana Lucia Rodrigues Guterra

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p372-377

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a importância da leitura e do ensino de literatura na escola por meio de uma ferramenta tecnológica, o blogue. O objetivo é propor e relatar uma prática de mediação de leitura, realizada junto ao Ensino Médio de uma escola pública do Estado de Santa Catarina, utilizando o blogue como ferramenta pedagógica e que coteje textos literários e não literários que abordam o tema da homoafetividade e relatar seus resultados. Para tal prática, foram selecionados recortes de O cortiço de Aluísio Azevedo, da telenovela Em família da Rede Globo e a leitura completa do romance O Terceiro Travesseiro de Nelson Luiz de Carvalho. Evidenciou-se com essa ação: a possibilidade de utilizar o blogue como ferramenta pedagógica no auxílio ao hábito de leitura; um amplo debate sobre a importância do estudo de literatura por temática e não por periodização; a interação maciça por meio de comentários cujo aproveitamento fora considerado satisfatório em relação ao debate acerca do tema proposto; aprovação, por parte dos alunos, da metodologia utilizada na prática para a disseminação do gosto pela leitura; reavaliação e reelaboração de conceitos até então discriminatórios gerando um debate humanizado em relação aos sujeitos envolvidos com a temática.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Como Citar

KLEIN, Jaime André; GUTERRA, Ana Lucia Rodrigues. O Uso do Blogue para a Mediação de Leitura e Ensino de Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 372–377, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p372-377. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3292. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos