Prevalência de Distúrbios da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática

Autores

  • Patrícia Rodrigues Camargo Girotto
  • Edmarlon Girotto
  • Isaias Batista de Oliveira Junior

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p361-366

Resumo

Este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento das evidências científicas acerca da prevalência de disgrafia entre estudantes do ensino fundamental, além de identificar os fatores associados à disgrafia e as principais dificuldades no processo ensino-aprendizagem das crianças avaliadas. Foi realizada revisão sistemática nas bases SciELO e Google Acadêmico, identificando-se cinco estudos com resultados que contemplavam os objetivos da presente investigação: disgrafia ou distúrbios na escrita em estudantes do ensino fundamental. Destes, quatro foram desenvolvidos no Estado de São Paulo e apresentaram número de participantes inferior a 100. Dos cinco estudos, três utilizaram a Escala de Disgrafia de Lorenzini para avaliar a prevalência desse distúrbio. Quanto à prevalência de disgrafia, esta variou de 22,0% a 61,3%, sendo que em outro estudo apresentou a prevalência total de dificuldades de leitura e escrita (67,0%). Os fatores identificados como associados a esses distúrbios foram: gênero masculino, dislexia, transtorno de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. As principais dificuldades no processo ensino-aprendizagem verificadas foram na escrita, aritmética, leitura e produção de texto. Este trabalho conseguiu indicar importantes lacunas no conhecimento sobre a disgrafia entre escolares do ensino fundamental e pode, com isso, nortear futuros estudos sobre esse assunto, no que tange à organização metodológica, identificação dos participantes, e detecção das dificuldades de aprendizagem. 

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

GIROTTO, Patrícia Rodrigues Camargo; GIROTTO, Edmarlon; OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Prevalência de Distúrbios da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 361–366, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p361-366. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3290. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos