Construtivismo na Educação a Distância

Autores

  • Yumara Lúcia Vasconcelos
  • Mariano Yoshitake
  • Suely Morais de França
  • Antão Marcelo Freitas Athayde Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p338-348

Resumo

Este artigo, norteado por uma inquietação relacionada à realização efetiva das diretrizes construtivistas na prática educativa, objetivou identificar, por meio de revisão de literatura, elementos pedagógicos que traduzem a abordagem construtivista propriamente dita em ações. Nesse intento, realizou-se sistemático apanhamento na literatura especializada. A pesquisa enquadrou-se como qualitativa, de natureza exploratória, essencialmente bibliográfica, definindo-se assim, como campo a produção científica desenvolvida. Dos trabalhos revisados, grande parte enfatizou aspectos da teoria, vinculando-a a reflexões filosóficas, apontando críticas estruturais e não estabelecendo conexão com a prática do conceito em si. Observou-se um déficit significativo de abordagens contendo referências comportamentais para docentes e discentes no exercício do construtivismo e de sugestões de estratégias de ensino customizadas à EAD, quadro que sinaliza nitidamente a existência de um nicho para realização de novas pesquisas.

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

VASCONCELOS, Yumara Lúcia; YOSHITAKE, Mariano; FRANÇA, Suely Morais de; CAVALCANTI, Antão Marcelo Freitas Athayde. Construtivismo na Educação a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 338–348, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p338-348. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3287. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos