Conhecimento, Emoções, Afetividade: Desejo de Escrever “Palavrinhas”

Autores

  • Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p327-337

Resumo

Este artigo tem o objetivo de evidenciar e analisar como se interpenetram mutuamente afetividade e conhecimento nos processos de aprendizagem de leitura e escrita em sala de aula. Busca-se estudar o afetivo em uma perspectiva inter-relacional com a cognição, mediada pelo conhecimento, como constitutivo de uma mesma unidade, que é a vida psíquica humana. Como referencial teórico, utilizou-se os estudos de Vygotsky e sua concepção histórico-cultural do desenvolvimento humano, e de Bakhtin e sua teoria da enunciação, além de outros autores. Em ambos, as teses que defendem apontam para a compreensão do sujeito enquanto totalidade, o que significa pensar a indissociável interrelação entre afetividade e cognição. No trabalho de observação, registrou-se, em Diário de Campo, episódios interativos produzidos na sala de aula, envolvendo alunos, professora e eu mesmo. Na descrição desses episódios, procurou-se registrar as condições sociais de produção das interações, bem como os dizeres, gestos, escritas e posturas assumidos pelos sujeitos nelas envolvidos, visando compreender as formas como os sujeitos significavam suas vivências e relações com o conhecimento no espaço escolar.

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira. Conhecimento, Emoções, Afetividade: Desejo de Escrever “Palavrinhas”. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 327–337, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p327-337. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3286. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos