O Trabalho com Bebês: uma Reflexão Sobre Ambientação e Espaços no Berçário

Autores

  • Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi
  • Bernadete de Lourdes Streisky Strang

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p296-303

Resumo

Com a implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil - DCNEI, aprovadas em 2009, as unidades escolares de educação infantil passam a representar espaços no qual as interações e brincadeiras são eixos pedagógicos fundamentais. Este artigo demonstra, através de relato de experiência, a organização do espaço e do ambiente em uma unidade de educação infantil, na cidade de Londrina, Paraná. A turma analisada se refere ao berçário e a escolha do segmento se deveu à especificidade da faixa etária. A organização física do berçário exige que se promovam espaços e ambientes, cuidadosamente planejados e com práticas profissionais intencionais que atendam aos pequenos. Nessa perspectiva, identificamos a necessidade de apontar as orientações das DCNEI 2009 acerca dos aspectos legais referentes a essa etapa de ensino. Dentre os elementos abordados, o cuidar e o educar são fundamentos indissociáveis que devem estar presentes no planejamento de
ações da educação infantil.

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

MALVEZZI, Rosane Aparecida Belieiro; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O Trabalho com Bebês: uma Reflexão Sobre Ambientação e Espaços no Berçário. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 296–303, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p296-303. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3281. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos