O Silêncio do Corpo no Processo de Escolarização Infantil

Autores

  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini
  • Gustavo Javier Figliolo
  • Priscilla Garcia Niwa
  • Renata Beloni de Arruda
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p290-295

Resumo

As expressões corporais configuram-se em lócus de conhecimento da criança em relação a si e ao meio que a cerca. Todavia, a aprendizagem proporcionada pelas experiências corporais nem sempre encontram reconhecimento na escola de Educação Infantil em virtude das concepções de que o conhecimento corporal a ser atingido deve ser o de silenciamento geral dos movimentos do corpo e controle do traçado da letra. Esta realidade foi pesquisada com o objetivo de se conhecer e analisar o lugar delegado especialmente à corporeidade expressa ludicamente pelas crianças. Nessa perspectiva, observou-se 65 crianças – com idade entre 4 e 5 anos – e suas respectivas professoras. Como metodologia utilizouse o estudo exploratório descritivo, mediante anotações decorrentes da análise dests cotidiano e entrevista semiestruturada. Foi possível concluir que as educadoras concebem os jogos e brincadeiras corporais infantis enquanto atividades concernentes à disciplina de Educação Física ou a momentos em que a criança está no parque. Prevalece o corpo silenciado nas filas, bem como na sala onde a criança se encontra. Notou-se, ainda, que são enfatizadas apenas as atividades de movimentos corporais relacionadas à mão, a fim de estimular o bom traçado.

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; FIGLIOLO, Gustavo Javier; NIWA, Priscilla Garcia; ARRUDA, Renata Beloni de; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. O Silêncio do Corpo no Processo de Escolarização Infantil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 290–295, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p290-295. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3280. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos