Métodos Pedagógicos em Cursos de Comunicação Social: Aplicação e Formação de Banco de Casos

Autores

  • Monica Franchi Carniello
  • Luis Fernando Zulietti

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p278-289

Resumo

Como premissa do processo educacional, faz-se necessária a constante revisão dos métodos de ensino-aprendizagem, de maneira a buscar melhores resultados e aproveitamento das potencialidades contextuais e dos discentes. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de desenvolvimento de casos para ser aplicado no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da área de Comunicação Social. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como exploratória, em sua primeira etapa, cuja coleta de dados se deu por meio de aplicação de entrevistas com coordenadores do curso de Comunicação Social para identificar demandas pedagógicas. Na segunda etapa, é explicativa, por testar modelos de caso para identificar os mais adequados ao perfil dos discentes. Como resultado da pesquisa, verificou-se que o teaching case, com algumas adaptações, foi o modelo mais adequado para o perfil e formato do curso da instituição estudada.

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

CARNIELLO, Monica Franchi; ZULIETTI, Luis Fernando. Métodos Pedagógicos em Cursos de Comunicação Social: Aplicação e Formação de Banco de Casos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 278–289, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p278-289. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3279. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos