Jovens Conectados? Um Estudo Sobre Inclusão Digital a Partir das Redes Sociais

Autores

  • Roberta Reis Valle Silva
  • Estrella Bohadana

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p269-277

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou de que forma jovens de baixa renda, alunos de escolas públicas localizadas na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, utilizam os softwares sociais – especificamente Facebook, Twitter e Orkut. Os dados foram analisados à luz dos conceitos de cultura digital, exclusão social, inclusão digital e uso competente da leitura e escrita. Verificou-se que, para os sujeitos desta pesquisa, os usos dos softwares sociais não garantem atuação proativa na sociedade contemporânea, apesar de se sentirem felizes e satisfeitos utilizando os softwares sociais da maneira como o fazem. Sentem-se, ainda, incluídos na cultura digital, como se estivessem consumindo uma mercadoria autêntica, enquanto na verdade reproduzem de forma imperfeita a real possibilidade de utilização desses sites.

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Publicado

2015-11-18

Como Citar

SILVA, Roberta Reis Valle; BOHADANA, Estrella. Jovens Conectados? Um Estudo Sobre Inclusão Digital a Partir das Redes Sociais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 269–277, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n4p269-277. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3278. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos