Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis-GO

Autores

  • Fernando Gomes Barbosa
  • Natalia Carvalhaes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n1p5-13

Resumo

O conhecimento sobre microbiologia auxilia o estudante a descobrir a influência dos microrganismos em sua vida, bem como as funções essenciais desses organismos no ambiente. Nas ciências, a atividade prática auxilia a teoria na construção do pensamento científico. Como o ensino de microbiologia nas escolas é um desafio para os professores, buscar uma ferramenta eficaz, de baixo custo e que auxilie o professor em suas aulas é desafio cotidiano. Assim, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um vídeo didático enfocando microbiologia e microrganismos. O trabalho foi desenvolvido com alunos de 10 a 14 anos de idade, do sexto ano do ensino fundamental, em uma escola na cidade de Anápolis-GO. Os alunos foram convidados a assistir o vídeo, logo após realização de uma atividade prática para investigação de crescimento microbiano em placas confeccionadas a partir de gelatina e caldo de carne. Posteriormente aos trabalhos, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento dos alunos e medir a eficácia da aula ministrada. Notou-se que a maioria dos alunos respondeu o questionário respaldada pelo conhecimento adquirido em sala de aula, complementado pelo vídeo e a atividade prática, auxiliando, portanto, na construção do pensamento científico. Assim, concluiu-se que as aulas dinâmicas, contextualizadas, que usam o vídeo como recurso para prender a atenção do aluno, têm um papel de suma importância no aprendizado. O vídeo se torna uma extensão do conteúdo teórico, transcrevendo as palavras do professor de forma dinâmica e criativa.

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

BARBOSA, Fernando Gomes; DE OLIVEIRA, Natalia Carvalhaes. Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis-GO. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 5–13, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n1p5-13. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/326. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos