Estudo da Célula: Contribuições de um Museu Interativo para a Aprendizagem e Ensino de Ciências

Autores

  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. RS, Brasil.
  • Maria Elena Tobolski Prasniski Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. RS, Brasil.
  • Tatiana Souza de Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Currículo. RS, Brasil.
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n1p12-17

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido com 30 estudantes do 7º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em parceria do Museu de Ciência e Tecnologia (MCT/PUCRS), cuja finalidade foi promover o conhecimento científico por meio de atividades iversificadas e investigar o papel de um museu interativo no estudo das células. Em visita realizada ao MCT/PUCRS, os alunos participaram de um roteiro previamente planejado, incluindo atividades como a observação e/ ou interação com dioramas e exposições que incluíam a temática proposta e a visualização de seres vivos e estruturas celulares ao microscópio, no laboratório de microscopia do Museu. Com base nos resultados qualitativos coletados, antes e após a visita ao MCT/PUCRS, por meio de questionários e uma mesa de discussões, percebeu-se que houve maior interesse por parte dos alunos após realização das atividades no Museu. Desta forma, foi possível perceber que, mesmo sendo essa uma ferramenta pouco utilizada no estudo das células, saber explorar as oportunidades que um museu interativo pode proporcionar é relevante para o ensino de Ciências. Sendo assim, a parceria museu-escola é uma possibilidade para que o processo de socialização do conhecimento aconteça de modo mais eficaz, pois ações em conjunto propiciam aos alunos experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula.

Palavras-chave: Museu Interativo. Ensino Fundamental. Células.

 

Abstract

This article presents a study carried out with 30 students from the 7th year of a municipal school in elementary school, located in the metropolitan area of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, in partnership with the Museum of Science and Technology (MCT/PUCRS), whose purpose was to promote scientific knowledge through diversified activities and investigate the role of an interactive museum in the cells study. The visit made to the MCT / PUCRS, students took part in a previously planned script, including activities such as observation and/or interaction with dioramas and exhibits that included the proposed theme and visualization of living beings and cellular structures under a microscope in the Microscopy Laboratory of the museum. Based on the qualitative results collected before and after the visit to MCT / PUCRS through questionnaires and through a discussion table, it was realized that there was more interest by the students after completion of activities at the museum. So we see that, even being an underused tool in the cells study, an interactive museum is relevant to science teaching, considering the opportunities that it can provide. Thus, the museum-school partnership is a possibility so that the process of knowledge sharing could be more effective, because colective actions provide students with learning experiences different from those traditionally privileged in the classroom.

 

Keywords: Interactive Museum. Basic Education. Cells.

Biografia do Autor

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. RS, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Maria Elena Tobolski Prasniski, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. RS, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tatiana Souza de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Currículo. RS, Brasil.

Faculdade de Educação/ Departamento de Ensino e Currículo

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. RS, Brasil.

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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Publicado

2017-05-25

Como Citar

GALLON, Mônica da Silva; PRASNISKI, Maria Elena Tobolski; CAMARGO, Tatiana Souza de; DA ROCHA FILHO, João Bernardes. Estudo da Célula: Contribuições de um Museu Interativo para a Aprendizagem e Ensino de Ciências. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 12–17, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n1p12-17. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3205. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos