Interatividade no Ensino e Aprendizagem de Inglês e de Química na Educação Básica: Proposta de Atividade Utilizando a Tecnologia Móvel

Autores

  • Alessandra Dutra
  • Nevton de Liz

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p257-262

Resumo

A presença dos dispositivos tecnológicos móveis traz novas possibilidades de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC no campo educacional. Em sala de aula, por exemplo, a aplicação desses recursos tem trazido novas perspectivas quanto ao processo de ensinoaprendizagem, levando os educadores a se preocuparem com sua formação, buscando novos conhecimentos quanto à aplicação das TIC em seu campo de atuação. Assim, a escola defronta-se com o desafio de trazer para seu contexto as informações que atraem e circulam na internet, articulando-as com os conhecimentos e propiciando a interlocução entre os agentes escolares. Partindo dos postulados do mobile learning, o presente trabalho relata a elaboração e a aplicação de um protótipo para dispositivos de tecnologia móvel, empregado nas aulas de Inglês e de Química. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a metodologia descritiva, analítica, bibliográfica, experimental e de campo. Esse aplicativo foi utilizado no nono ano do Ensino Fundamental, na aula de Inglês, e no primeiro ano do Ensino Médio, na aula de Química, em uma escola da rede particular de ensino da cidade de Londrina-PR. Os resultados mostraram que os alunos sentiram-se muito entusiasmados com a proposta e realizaram todas as atividades com êxito. No entanto, houve dificuldades para que todos os alunos conseguissem conexão com a internet, incompatibilidade do sistema operacional Android e IOS usado pelos dispositivos móveis de alguns alunos.

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

DUTRA, Alessandra; LIZ, Nevton de. Interatividade no Ensino e Aprendizagem de Inglês e de Química na Educação Básica: Proposta de Atividade Utilizando a Tecnologia Móvel. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 257–262, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p257-262. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3113. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos