Atenção Oncológica do Colo de Útero no Brasil: as Políticas de Educação à Distância na Educação Permanente Profissional

Autores

  • Marcelo Camacho Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p234-244

Resumo

Esta investigação teve como proposta a análise das ações de educação permanente desenvolvidas no âmbito do Programa de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer do Colo de Útero e objetivou discutir a viabilidade da introdução da modalidade de Educação à Distância (EaD) nas políticas de capacitação para a atenção do Câncer de colo de útero no Brasil. A base metodológica deste estudo incluiu a pesquisa documental das politicas e diretrizes publicadas pelos órgãos em comento, a análise de dados disponíveis no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES, os dados relativos à praticas de capacitação para os profissionais que atuam na detecção precoce do câncer pelo Ministério da Saúde e pelo INCA, as práticas de educação à distância na área da saúde e entrevistas com gestores dos dois órgãos citados. Os resultados revelaram a fragmentação e falta de coordenação nas ações de educação permanente para o Programa de Detecção Precoce do Câncer de Colo de Útero, ao passo que demonstrou que existem recursos e estruturas disponíveis para implantação de um modelo de EaD que atenda com plenitude esta política pública, sendo necessária a reorganização destes recursos.

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Publicado

2015-09-25

Como Citar

SILVA, Marcelo Camacho. Atenção Oncológica do Colo de Útero no Brasil: as Políticas de Educação à Distância na Educação Permanente Profissional. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 234–244, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p234-244. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3110. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos