Plano de Desenvolvimento da Educação e Gestão Escolar: Uma Visão Integrada

Autores

  • José Márcio Silva Barbosa
  • Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p217-224

Resumo

Neste artigo buscou-se compreender a relação entre Plano de Desenvolvimento da Educação e gestão escolar. Resgata-se, de forma integrada, a conexão com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como o instrumento necessário para melhoria da qualidade ensino na rede púbica de ensino. A abordagem qualitativa, o levantamento bibliográfico e análise de conteúdo foram as estratégias metodológicas adotadas para apresentar uma seleção de ensaios teóricos sobre a relação entre a gestão escolar e o Plano. Explanamos que, sob os auspícios do Plano, este propõe destacar as principais prioridades sobre a gestão escolar. Através dessa reflexão, buscou-se acentuar os pontos críticos trazidos, em sua maior parte, sobre a pertinência de se tentar medir a qualidade de ensino por meio de índices quantitativos, reforçando as ideias condicionantes voltadas à ênfase economicista atrelados ao interesse do mercado capitalista. Trata-se de uma questão que precisa ser repensada e de forma integrada as ações do Plano, considerando as especificidades, necessidades e concretudes do trabalho qualitativo realizado na gestão escolar.

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Publicado

2015-09-25

Como Citar

BARBOSA, J. M. S.; MELLO, R. M. A. V. de. Plano de Desenvolvimento da Educação e Gestão Escolar: Uma Visão Integrada. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 217–224, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p217-224. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3107. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos