Educação Superior: a Precarização do Trabalho Docente

Autores

  • Marcia Akemi Yamada
  • Soraia Kfouri Salerno

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p208-216

Resumo

Este estudo objetivou identificar a concepção presente nos modelos de universidade predominante na atualidade e reconhecer suas condições laborais em seu contexto político e econômico. A pesquisa é de caráter qualitativo mediante procedimento de revisão bibliográfica de perfil exploratório, cujas fontes nucleares foram Sguissardi e Silva-Junior (2009), Saviani (2008, 2010) e Bertolin (2011), para abordar a trajetória histórica e elementos relevantes sobre o objeto, empregando-o como norteador do estudo. Evidenciou-se a forte influência do modelo de mercado na prática do trabalho docente, modelo o qual interfere na linha de formação dos graduandos, futuros profissionais, e na falta de investimentos no setor público, resultando em condições precárias de trabalho na instituição em todos os níveis. O trabalho docente é um dos âmbitos relevantes para o desenvolvimento da Educação, bem como para desenvolver e articular melhores resultados na qualidade da formação de profissionais e pesquisadores na Educação Superior. Dessa forma, investir no desenvolvimento e na qualidade desse trabalho favorece o desenvolvimento científico e a construção identitária social.

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Publicado

2015-09-25

Como Citar

YAMADA, Marcia Akemi; SALERNO, Soraia Kfouri. Educação Superior: a Precarização do Trabalho Docente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 208–216, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p208-216. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3106. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos