Política Nacional para a Inclusão no Ensino Superior: uma Revisão da Legislação

Autores

  • Tatiana dos Santos
  • Regina Célia Linhares Hostins

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p194-200

Resumo

O artigo apresenta uma revisão e análise dos documentos da Legislação Brasileira para a inclusão dos alunos caracterizados como público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior. Objetivou-se compreender as especificidades dos documentos e as diretrizes que norteiam a inclusão deste público neste nível de ensino. Iniciou-se a revisão a partir do Aviso Curricular nº277, enviado aos reitores das instituições no ano 1996 e estendeu-se até o Documento Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior e a avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A análise foi realizada por meio dos estudos acerca do Ciclo de Políticas e contou com o arcabouço teórico de Ball e Mainardes; Stromquist; e Oliveira. Os dados documentais revelaram uma política frágil, influenciada por vários grupos de interesse e que ainda está em fase de aperfeiçoamento no que tange as especificidades do Ensino Superior.

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Publicado

2015-09-25

Como Citar

SANTOS, Tatiana dos; HOSTINS, Regina Célia Linhares. Política Nacional para a Inclusão no Ensino Superior: uma Revisão da Legislação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 194–200, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p194-200. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3104. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos