Impactos da Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática

Autores

  • Leonardo Sturion
  • Marcia Cristina dos Reis
  • Cecilia de Morais Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p180-186

Resumo

Esta pesquisa teve como intuito avaliar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos professores no processo de ensinoaprendizagem de matemática dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento da disciplina. A metodologia utilizada foi de cunho descritivo, realizada por meio de pesquisa de campo com a aplicação de dois questionários estruturados, sendo o primeiro aplicado a 42 professores pertencentes à escola analisada e outro aplicado a 342 alunos das duas séries iniciais. Os resultados obtidos mostraram que a disciplina de matemática apresenta dificuldade para 35% dos alunos. O estudo também avaliou as principais dificuldades apresentadas pelos professores no uso das TIC, que foram a falta de habilidade com a informática e a ausência de estrutura nos laboratórios da escola. Os poucos professores que utilizam os recursos mediáticos acreditam que esta tecnologia poderá ajudar muito a aprendizagem da matemática pelos alunos. Finalizando, fica a percepção de que muitos docentes ainda apresentam resistência e insegurança em utilizar as TIC, uma vez que seria necessário alterar o seu estilo de aula tradicional, o que poderia gerar a perda do domínio da sala e críticas por parte dos seus superiores.

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Publicado

2015-09-25

Como Citar

STURION, Leonardo; REIS, Marcia Cristina dos; GONÇALVES, Cecilia de Morais. Impactos da Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 180–186, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p180-186. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3102. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos