O Professor Frente à Leitura de Hipertextos na Construção de Sentidos

Autores

  • Claudia Lucia Landgraf-Valerio
  • Dolores Aparecida Garcia

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p175-179

Resumo

Nesse artigo nos propomos a refletir sobre o processo de formação de professores para promover a construção de leitura desencadeada pelo hipertexto e pelo uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC. Consideramos que a incorporação das tecnologias no currículo escolar, salientada pela Lei de Diretrizes Básicas - LDB e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, aponta para a necessidade da formação de um professor capaz de atuar em ambientes digitais. Para discussão, partimos das premissas de Nóvoa (1997) e de Paris, Cross e Lipson (1984) sobre a formação de professores e a metacognição; dos preceitos de Kleiman (1998) e Soares (2002) sobre leitura e letramento e dos estudos de Coscarelli (2007) e Xavier (2010) sobre tecnologia e hipertexto. As ponderações aqui desenvolvidas evidenciaram que trabalhar com leitura em ambiente virtual, fazendo uso de hipertexto, deve propiciar a construção do conhecimento e a difusão da informação, tanto para alunos como para educadores. Verificamos, também, a importância da formação do professor para mediação desse processo de formação de leitores, pois consideramos que o papel do docente interfere diretamente na prática social de leitura e, consequentemente, no exercício da cidadania.

Downloads

Publicado

2015-09-25

Como Citar

LANDGRAF-VALERIO, Claudia Lucia; GARCIA, Dolores Aparecida. O Professor Frente à Leitura de Hipertextos na Construção de Sentidos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 175–179, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p175-179. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3094. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos