Influências do Corpo/Movimento no Desempenho de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem

Autores

  • Cleonice Terezinha Fernandes
  • Cilene Maria Antunes Maciel
  • Maria Isabel Mourão-Carvalhal
  • Paulo Moreira Silva Dantas

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p162-174

Resumo

A Dificuldade de Aprendizagem – DA, que doravante deverá ser reconhecida como Transtorno de Aprendizagem segundo novo DSM, muito embora esta nova terminologia ainda não esteja legitimada pelo meio acadêmico, é a causa mais frequente do baixo desempenho escolar. Alguns pontos definem DA/transtorno, como discrepância entre potencial intelectual e acadêmico e exclusão de deficiência intelectual (mental), privação socioeconômica, perturbação emocional severa ou perda sensorial. O objetivo deste artigo é mostrar o impacto quantitativo de um programa pedagógico que utilizou o corpo/movimento em um estudo com 37 escolares com indicativos de DA/transtorno em cálculo, entre 7 e 12 anos, oriundos de um colégio privado em Cuiabá/MT. Usaram-se testes acadêmicos em matemática, psicomotores e cognitivo, sendo este último apenas para exclusão de possível deficiência intelectual. Houve correlação significativa entre estruturação espaço/temporal e DA em cálculo. O resultado é que a média no pré-teste matemático passou de 3, 78 para 9,08 no pós-teste I e 8,16 no pós-teste II. Conclusão: experiências com corpo/movimento possibilitam melhoria no desempenho acadêmico em crianças com DA, provavelmente por aumentar as possibilidades de integração somatossensorial e seu senso de autoeficácia.

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Publicado

2015-09-25

Como Citar

FERNANDES, Cleonice Terezinha; MACIEL, Cilene Maria Antunes; MOURÃO-CARVALHAL, Maria Isabel; DANTAS, Paulo Moreira Silva. Influências do Corpo/Movimento no Desempenho de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 162–174, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p162-174. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3093. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos