Identificação de Situações de Bullying em uma Escola de Londrina-PR

Autores

  • Bruna Rezende Teixeira
  • Janaina Mazzer Salinet
  • Laira Cristine Estabile
  • Solange Maria Beggiato Mezzaroba
  • Paulo Guerra Soares

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n3p245-249

Resumo

O termo bullying, no contexto escolar, indica um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro, causando dor, angústia e sofrimento. O objetivo do estudo foi identificar situações de bullying em um colégio estadual de Londrina-PR. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário objetivo. Participaram da pesquisa 34 crianças e adolescentes de uma escola estadual. Os resultados indicaram que situações de bullying são frequentes na escola, assim como apontaram os tipos mais comuns de maus-tratos e os agressores mais frequentes. Estes resultados indicam a necessidade de intervenções que se proponham a evitar e/ou interromper os episódios de bullying que ocorrem na escola e a conscientizar aos pais e professores/diretores, devido às consequências nocivas que podem causar tais episódios, em curto e longo prazo.

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Publicado

2015-09-25

Como Citar

TEIXEIRA, Bruna Rezende; SALINET, Janaina Mazzer; ESTABILE, Laira Cristine; MEZZAROBA, Solange Maria Beggiato; SOARES, Paulo Guerra. Identificação de Situações de Bullying em uma Escola de Londrina-PR. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 245–249, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n3p245-249. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/3092. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos