O Modelo de Lasswell Aplicado à História das Teorias da Comunicação

Autores

  • Iuri Yudi Furukita Baptista Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. RS. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n3p191-196

Resumo

O modelo de Lasswell, criado em 1948 por Harold Lasswell, se tornou rapidamente o modelo canônico de representação dos processos comunicativos: quem, diz o quê, em que canal, para quem, com que efeito? Contudo, conforme mostra Rafiza Varão (2009), essas interrogações foram, originalmente, utilizadas para classificar os estudos de comunicação em cinco categorias, os estudos sobre os emissores, o conteúdo, os meios, o público e os efeitos. Assim, resgatando essa primeira utilidade do modelo, esse trabalho aplica essa classificação às principais correntes teóricas da comunicação em massa: a Escola de Chicago, os estudos empíricos estadunidenses, a Teoria da Informação, a Escola de Frankfurt, o Agenda-Setting, os Estudos Culturais, o Newsmaking e a Escola de Toronto.


Palavras-chave: Comunicação. Mídia. Teorias da Comunicação. Modelo Lasswel.


Abstract
The Lasswell model, created in 1948 by Harold Lasswell, quickly became the canonical model of the communicative processes representation: who, says what, in which channel, to whom, with what effect? However, as Rafiza Varão (2009) shows, these questions were originally used to classify communication studies into five categories, senders studies, content, media, receivers and effects. Thus rescuing the first utility of Lasswell model, this paper applies this rating to the main theoretical currents of mass communication: the Chicago School, US empirical studies, information theory, the Frankfurt School, Agenda-Setting, Studies cultural, the Newsmaking and the School of Toronto.

Keywords: Communication. Media. Communication Theories. Lasswell Model.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

BAPTISTA, Iuri Yudi Furukita. O Modelo de Lasswell Aplicado à História das Teorias da Comunicação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 191–196, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p191-196. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2911. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos