Leiturarte: Literatura e Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil.
  • Sueli de Oliveira Castilho Universidade Estadual do Norte do Paraná. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n1p18-28

Resumo

Este artigo apresenta a discussão sobre o ensino de Arte e de Literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como a estratégia metodológica desenvolvida no Projeto Leiturarte. Destaca nos documentos oficiais o encaminhamento para o ensino de Arte e de leitura/ literatura, apontando as contribuições das estratégias metodológicas, que visam à interdisciplinaridade e justifica o desenvolvimento do Projeto Leiturarte como possibilidade metodológica qualitativa no ensino de Arte e Literatura no Ensino Fundamental. Para alcançar tais objetivos, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva e de campo por meio da pesquisa-ação. Dessa forma, aponta uma contribuição para prática docente destacando que a interdisciplinaridade deve ser reconhecida como estratégia metodológica ao estabelecer conexões entre os conhecimentos a serem ensinados aos alunos. O Projeto Leiturarte demonstrou, qualitativamente, resultados para o processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais no Ensino Fundamental, redimensionamento a compreensão do ensino de Arte e de Literatura.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Literatura. Leiturarte. Experiência Pedagógica.

 

Abstract

This article presents a discussion about the teaching of Art and Literature in the initial Primary School years, as well as the methodological strategy developed in the Leiturarte Project. It emphasizes in the official documents the follow-upto the teaching of Arts and reading/Literature, pointing out the  methodological strategies contributions which aim at the interdisciplinarityand justifies the e Leiturarte Project development as a qualitative methodological possibility in the teaching of Art and Literature in the Primary School. To achieve the goals, the bibliographical, descriptive and field researches, throughthe action-research, were used as the methodology. Thus, it brings a contribution for the teaching practice emphasizing that the interdisciplinaritymust be recognized as a methodological strategy establishing connections withinthe knowledge to be taught to the students. The Leiturarte Project showed, qualitatively, results  for the teaching and learning process in the initial Primary School years resizing the  Arts and Literature’s teaching comprehension.

 

Keywords: Arts teaching. Literature. Leiturarte. Pedagogical Experience.

 

Biografia do Autor

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP/CCP) em 2011. Especialista em Educação Especial Inclusiva (2012-2013) e em Políticas Públicas para a Educação(2013-2014), ambas pela UENP/CCP. Experiência profissional como Educadora Infantil na Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. Atualmente é docente no regime CRES na UENP - Campus de Cornélio Procópio e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação (GEPEDUC) na linha de formação de professores. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, inclusão, organização da atividade de ensino.

Sueli de Oliveira Castilho, Universidade Estadual do Norte do Paraná. PR, Brasil.

Docente: Anos iniciais do Ensino Fundamental, Ed. Especial, Arte e Ensino Médio

Titulação: Licenciatura em Pedagogia e Arte. Especializações; Literatura e Estudos da Linguagem, Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva.

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; CASTILHO, Sueli de Oliveira. Leiturarte: Literatura e Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 18–28, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n1p18-28. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2902. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos