Gestão da Sala de Aula na Educação Básica: Estratégias Docentes para Viabilizar o Ensino

Autores

  • Fábio Luiz da Silva
  • Fabiane Taís Muzardo
  • Tatiane Mota Santos Jardim

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n2p152-155

Resumo

O presente artigo visa analisar as estratégias utilizadas pelos docentes da educação básica na gestão de sala de aula, tendo como base conceitos como representação e ação docente, além da própria gestão. Esse estudo defende a importância de o ato de ensinar ser analisado de forma contextualizada, no tempo e no espaço, identificando a sala de aula como espaço privilegiado. Busca-se analisar a transmissão às novas gerações dos conhecimentos historicamente construídos, compreendendo como os professores gerenciam as mais diversas situações em busca da efetivação de seu dever profissional. Pretende-se, dessa forma, contribuir para o conhecimento das práticas docentes de gestão de sala de aula. 

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

DA SILVA, Fábio Luiz; MUZARDO, Fabiane Taís; JARDIM, Tatiane Mota Santos. Gestão da Sala de Aula na Educação Básica: Estratégias Docentes para Viabilizar o Ensino. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 152–155, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n2p152-155. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2900. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos