Ensino de Literatura em uma Perspectiva Dialógica e Conectada

Autores

  • Aline de Mello Sanfelici
  • Samira Fayes Kfouri

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n2p141-145

Resumo

Este trabalho traz discussão teórica e prática acerca do ensino de literatura através de uma metodologia dialógica para o trato do texto literário, ao mesmo tempo em que vincula a interdisciplinaridade da referida metodologia com as possibilidades midiáticas proporcionadas pela internet. Em um primeiro momento, será feita breve exposição teórica acerca do dialogismo no ensino de literatura, usando como principal referencial teórico o trabalho de William Cereja (2005). Em um segundo momento, serão mostradas algumas alternativas práticas para o fazer docente de trabalhos que integrem as obras literárias, o dialogismo e o uso de redes sociais online, sites de busca, blogs e outros recursos da internet. O objetivo deste trabalho é, portanto, informar sobre alternativas metodológicas atuais, promover debate na área e ilustrar possibilidades concretas que possam servir de ponto de partida para professores em atuação ou formação no que tange o ensino de literatura nos dias de hoje. 

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

SANFELICI, Aline de Mello; KFOURI, Samira Fayes. Ensino de Literatura em uma Perspectiva Dialógica e Conectada. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 141–145, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n2p141-145. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2898. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos