Piaget e Vigotski: Contribuições para as Relações Interpessoais no Ensino-Aprendizagem do Século XXI

Autores

  • Adolfo Hickmann
  • Araci Asinelli-Luz
  • Tania Stoltz

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n2p132-140

Resumo

A análise das relações interpessoais e suas implicações, nos diversos ambientes em que os indivíduos interagem, podem contribuir para a compreensão dos mecanismos facilitadores do desenvolvimento humano na sociedade contemporânea. O presente artigo apresenta discussões de pesquisas sobre as interações sociais na perspectiva de Piaget e de Vigotski. Fez-se um recorte das contribuições de Piaget e Vigotski para o entendimento das relações interpessoais no contexto do ensino-aprendizagem do século XXI. Utilizou-se o método exploratório para a análise e comparação das perspectivas dos autores, conforme suas diferentes vertentes teóricas, com vistas a perceber a relação existente entre as propostas dos autores e a realidade educacional contemporânea. A análise do aporte teórico sugere que facilitadores como a promoção de situações desafiadoras, a reflexão dos aprendizes sobre seus saberes e experiências, os conflitos cognitivos transformadores, o desenvolvimento do pensamento, a metacognição e o estímulo à criatividade podem contribuir para as interações sociais e o desenvolvimento humano, no ensino-aprendizagem do século XXI.

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Publicado

2015-07-27

Como Citar

HICKMANN, Adolfo; ASINELLI-LUZ, Araci; STOLTZ, Tania. Piaget e Vigotski: Contribuições para as Relações Interpessoais no Ensino-Aprendizagem do Século XXI. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 132–140, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n2p132-140. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2897. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos