Arte, Tecnologia e Leitura de Imagem: Uma Proposta de Formação Continuada de Professores das Escolas Municipais com Jornada Ampliada na Cidade de Londrina

Autores

  • Laura Célia Sant’Ana Cabral Cava
  • Okçana Batini

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n2p124-131

Resumo

Este artigo aponta elementos de uma pesquisa com professores que atuam em Oficinas Pedagógicas de Arte nas escolas municipais de jornada ampliada, na perspectiva da educação integral, na cidade de Londrina, frente a utilização da tecnologia na leitura de obras de arte. Uma questão importante a ser levantada é a necessidade de realizar formação continuada para os professores atrelada a questões das novas tecnologias, visto que os alunos estão cada vez mais conectados no seu dia a dia. Para isso, analisamos durante o processo de formação dos professores, a utilização de recursos tecnológicos como a construção de hipertextos, blogs, movie maker, dentre outros, articulando assim, arte e tecnologia para realizar a leitura de obras de arte. Essa questão possibilita uma melhor articulação entre professor e aluno, visto que a ação docente passa a ser mediada pelas tecnologias, possibilitando uma alfabetização visual no aluno. Sendo assim, torna-se significativo que os professores das Oficinas de Arte trabalhem a leitura da obra de arte, com o suporte interpretativo da tecnologia. Para entender sobre esse processo, nos baseamos em Lévy (1995), Santaella (2003), Martins (2006) e Barbosa (1991) além de compreender o papel do professor como mediador entre os conteúdos abordados e seus alunos de modo a provocar a construção do conhecimento artístico, estético e contextualizado. 

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

CAVA, Laura Célia Sant’Ana Cabral; BATINI, Okçana. Arte, Tecnologia e Leitura de Imagem: Uma Proposta de Formação Continuada de Professores das Escolas Municipais com Jornada Ampliada na Cidade de Londrina. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 124–131, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n2p124-131. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2896. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos