Desvendando as Informações Implícitas em Gêneros Multimodais

Autores

  • Ana Paula Pinheiro da Silveira
  • Antonio Lemes Guerra Junior
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes
  • Juliana Fogaça Sanches Simm

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n2p114-123

Resumo

Os gêneros discursivos nascem da necessidade do homem de se comunicar, moldam-se de acordo com a esfera de atividade humana e sofrem influência do suporte no qual estão alocados. Com a tecnologia e o surgimento dos textos multimodais, os gêneros mesclam-se, hibridizam-se, interferindo na sua caracterização e na leitura, a qual requer do enunciatário a exploração de estratégias discursivas diferenciadas. Cônscios desse movimento dialético e dialógico presente na comunicação, a equipe de pesquisadores do projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria” elaborou um Plano de Trabalho Docente envolvendo os gêneros propaganda (impressa e em vídeo), tirinha, charge, capa de revista e manchete de jornal como objetos de ensino. O objetivo foi investigar o nível de leitura de alunos do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública, no que tange à identificação de informações implícitas, presentes nesses textos. 

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Publicado

2015-07-27

Como Citar

DA SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro; GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes; NANTES, Eliza Adriana Sheuer; SIMM, Juliana Fogaça Sanches. Desvendando as Informações Implícitas em Gêneros Multimodais. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 114–123, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n2p114-123. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2895. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos