Autorregulação da Aprendizagem de Alunos de Cursos a Distância em Função do Sexo

Autores

  • Marilza Aparecida Pavesi
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n2p100-108

Resumo

O presente estudo está embasado na Psicologia Cognitiva/Teoria do Processamento da Informação e teve como objetivo analisar comparativamente a autorregulação da aprendizagem de alunos de cursos ofertados a distância em função do sexo. Um total de 305 alunos responderam a um questionário contendo 12 questões sobre o perfil dos estudantes e a uma Escala de Aprendizagem Autorregulada Online, com 24 itens distribuídos em seis Fatores: Estabelecimento de Metas, Estruturação do Ambiente, Estratégias para as Tarefas, Gerenciamento do Tempo, Procura de Ajuda e Autoavaliação. Dos participantes pesquisados, 62% eram do sexo feminino e 38% do sexo masculino. A coleta de dados foi realizada online, por meio do programa Google Drive e presencialmente. Os resultados evidenciaram que os participantes do sexo feminino se mostraram mais autorregulados do que os do sexo masculino em todos os fatores da escala, sendo que os fatores procura de ajuda e autoavaliação foram os que apresentaram as menores médias, em especial pelos participantes do sexo masculino. Resultados semelhantes foram verificados na literatura, confirmando os maiores níveis de autorregulação entre as mulheres. No geral, verificou-se que os alunos pesquisados apresentam um bom nível de autorregulação, sendo esta uma condição necessária para êxito na EaD, uma vez que os alunos mais autorregulados na sua aprendizagem parecem alcançar resultados acadêmicos mais positivos do que aqueles que não apresentam comportamentos autorregulatórios. A partir dos resultados apresentados, salienta-se a necessidade de uma atenção especial à promoção da autorregulação da aprendizagem, especialmente aos estudantes do sexo masculino nessa modalidade educacional.

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Publicado

2015-07-27

Como Citar

PAVESI, Marilza Aparecida; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Autorregulação da Aprendizagem de Alunos de Cursos a Distância em Função do Sexo. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 100–108, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2015v16n2p100-108. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2893. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos