Níveis de Aprendizagem de Estudantes do Ensino Fundamental Com o Uso de Estratégia Lúdica Durante Atividade de Educação em Saúde

Autores

  • Valquiria Babbergi Pereira
  • Lúcio Mauro Rocker dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2011v12n1p%25p

Resumo

A educação em saúde é atividade inerente ao cenário da Saúde Coletiva, sendo responsabilidade de profissionais de saúde, dentre os quais destacamos o enfermeiro. Da mesma forma, insere-se no ambiente da Educação através dos parâmetros curriculares para o ensino das ciências e dos temas transversais, principalmente. No entanto, a educação em saúde somente alcança a efetividade quando os conteúdos abordados sofrem a internalização dos sujeitos, transformando-se em moduladores das práticas individuais. Nesta análise, muito se questiona sobre os métodos e estratégias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem. Destas estratégias, as técnicas de aprendizagem lúdica vêm conseguindo interessantes avanços. Com base nestes pressupostos este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia da aplicação de um jogo educativo no processo de ensino-aprendizagem sobre doenças transmissíveis considerando, como sujeitos da pesquisa, crianças e adolescentes inscritas em um projeto de extensão permanente que envolve atividades de contraturno escolar. A análise foi realizada através de comparativo entre questionários de pré e pós-testes, os quais continham questões abordadas no jogo. Os resultados apontaram no grau de acertos no pós-teste, quando comparado ao desempenho no pré-teste. A observação do ambiente de ensino-aprendizagem permitiu perceber que a nova técnica trouxe caráter dinâmico, integrador e interativo à atividade. Concluímos, portanto, que a utilização de estratégias lúdicas para os processos de ensino-aprendizagem pode ser alternativa para as práticas de educação em saúde.

Downloads

Publicado

2015-07-27

Como Citar

PEREIRA, Valquiria Babbergi; DOS SANTOS, Lúcio Mauro Rocker. Níveis de Aprendizagem de Estudantes do Ensino Fundamental Com o Uso de Estratégia Lúdica Durante Atividade de Educação em Saúde. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2011v12n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2885. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos