Proposta Didática para o Ensino da Química Analítica

Autores

  • Erick de Oliveira Lemes Faculdade Anhanguera de Anápolis, GO, Brasil
  • Joel Rocha da Silva Faculdade Anhanguera de Anápolis, GO, Brasil
  • Daiana da Silva Vargem Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde. GO, Brasil. Centro Unversitário de Anapolis.GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n2p115-118

Resumo

Um dos maiores desafios do ensino de química é construir uma ponte entre o conhecimento acadêmico e o mundo cotidiano dos alunos. A ausência desse vínculo é responsável por apatia e distanciamento entre alunos e conhecimentos práticos e teóricos obtidos nas aulas. Este trabalho objetiva mostrar a presença de chumbo, em jornal impresso, comercializado na cidade de Anápolis, por meio da espectrofotometria de absorção atômica e estimular o interesse dos alunos pelas aulas de química. O resultado da análise, por espectrofotometria de absorção atômica, revelou um teor médio de chumbo da ordem de 1 ppm. Os experimentos propostos neste artigo tentam flexibilizar a aula prática e tornar as aulas teóricas atrativas para os alunos. O fato dos experimentos serem de fácil visualização torna a prática interessante, e apesar de ser empregado nesse trabalho, um espectrômetro de absorção atômica com chama, algumas partes dos experimentos não necessitam de quantificação, e podem perfeitamente ser aplicadas em disciplinas em quenão se dispõem desse equipamento.


Palavras-chave: Ensino. Química Analítica. Experimentos.


Abstract


One of the greatest Chemistry teaching’s challenges is to build a bridge between academic knowledge and the students ‘everyday world. The absence of this bond is responsible for apathy and detachment between students and practical and theoretical knowledge acquired in class. This work aims to show the presence of lead in printed newspapers sold in the city of Annapolis, by atomic absorption spectrophotometry and stimulate students’ interest in Chemistry classes. The result of analysis by atomic absorption spectrophotometry, revealed an average lead content of 1 ppm. The experiments proposed in this article try to ease the laboratory classes and make attractive lectures to the students. The fact that the experiments are easy to be visiualized makes practice interesting, and despite of being employed in this work, an atomic absorption spectrometer with flame, some parts of the experiments do not require quantification, and they can be perfectly applied in disciplines where this is not an available piece of equipment.


Keywords: Education. Analytical Chemistry. Experiments.’

Biografia do Autor

Erick de Oliveira Lemes, Faculdade Anhanguera de Anápolis, GO, Brasil

Graduando em farmácia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis

Joel Rocha da Silva, Faculdade Anhanguera de Anápolis, GO, Brasil

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em química pela Universidade Federal de Goiás e professor adjunto da Faculdade Anhanguera de Anápolis. 

Daiana da Silva Vargem, Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde. GO, Brasil. Centro Unversitário de Anapolis.GO, Brasil.

Bacharel em Farmácia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Farmacologia Clinica pela Faculdade Católica de Anápolis, Mestrado em andamento pela UniEvangelica e Coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

LEMES, Erick de Oliveira; SILVA, Joel Rocha da; VARGEM, Daiana da Silva. Proposta Didática para o Ensino da Química Analítica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 115–118, 2017. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p115-118. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/2736. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos