Uma releitura de Foucault para a formação e orientação adequadas do professor on-line

Autores

  • Wanderlucy A. A. Corrêa Czeszak

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2004v5n1p%25p

Resumo

Tomando como base uma releitura de Foucault, temos como objetivo neste trabalho (como parte de um projeto referente a pesquisas sobre o papel do professor no ensino on-line e os elementos necessários para seu  aperfeiçoamento), discutirmos brevemente as relações existentes entre o professor e os outros elementos envolvidos no ensino on-line, a partir dos conceitos de Poder, Conhecimento e Disciplina do filósofo francês, como forma de definir parâmetros para a formação e orientação adequadas do professor on-line. Este trabalho é um dos frutos de leituras, reflexões e pesquisas que venho desenvolvendo há três anos, como professora on-line de Leitura e Produção de Textos e Comunicação e Expressão da Universidade Anhembi Morumbi, sobre o papel do professor no ensino on-line. Meu trabalho de produção e tutoria das disciplinas on-line de Leitura e Produção de Textos em turmas seqüenciais e de Comunicação e Expressão em turmas de graduação, nesses últimos anos, tem tornado possível a observação da interação entre as partes envolvidas no ensino on-line e trouxe à tona a preocupação com o processo de capacitação do professor presencial para o ensino on-line. A necessidade de uma atividade continuada junto ao professor on-line, calcada em técnicas disciplinares, tem se mostrado fundamental, tanto no que diz respeito a um monitoramento técnico, como a um acompanhamento psicopedagógico ao longo da prática da disciplina, constituído, por exemplo, de orientações quanto à  linguagem e ao discurso utilizados junto aos alunos. 

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

CZESZAK, Wanderlucy A. A. Corrêa. Uma releitura de Foucault para a formação e orientação adequadas do professor on-line. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2004v5n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1125. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos