O computador como meio de ensino presencial e a distância na educação fundamental

Autores

  • Gilberto Lacerda Santos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2004v5n1p%25p

Resumo

O artigo trata da introdução do computador como meio de ensino presencial e a distância na educação fundamental, mais precisamente na educação infantil, e da adoção de novas linguagens pelas crianças, suscetíveis de situá-las com relação a este aparato tecnológico. Logo após a apresentação, é feita uma explanação acerca das relações entre a criança e o computador, tendo como pano de fundo a emergência da Sociedade da  Informação. Em seguida, abordamos as características da linguagem hipertextual desenvolvida pelas crianças no contato com o computador. Na terceira parte, são apresentados alguns dados obtidos em situações de observação das crianças em processo de manipulação de um software educativo. Por fim, são elaboradas algumas conclusões que indicam que a linguagem de comunicação e informação que as crianças desenvolvem no contato com o computador, com a Internet, com  os softwares  educativos, com os jogos eletrônicos, com os chatsblogs e com outros dispositivos relacionados à tecnologia informática, surge naturalmente, ancorada em um ambiente cognitivo que faz não existirem barreiras, dificuldades ou impossibilidades nos processos de apreensão e de construção de conhecimentos mediados por tecnologias de comunicação e informação.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

SANTOS, Gilberto Lacerda. O computador como meio de ensino presencial e a distância na educação fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2004v5n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1123. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos