Metodologia de ensino a distância baseada na percepção dos alunos

Autores

  • Elizete Vieira Vitorino

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2004v5n1p%25p

Resumo

O ensino superior é o instrumento principal de transmissão da experiência cultural e científica acumulada pela humanidade. Este artigo apresenta uma metodologia de ensino para Educação a Distância (EAD), baseada na  percepção dos alunos. Estabelece, inclusive, categorias primárias e secundárias para a criação de um mapa de ensino a distância. Utiliza como fundamentos  metodológicos: a fenomenologia, o método indutivo, as pesquisas aplicada, exploratória e descritiva. A metodologia proposta, denominada Metodologia de Ensino via EAD – Integradora e Colaborativa – para o Ensino Superior, Baseada na Percepção dos Alunos (MAPICes), foi testada e avaliada por alunos e professores de uma universidade e os resultados foram satisfatórios. Os resultados apontam elementos norteadores em metodologias deste gênero. Tais elementos são representados por pontos fortes e pontos fracos da metodologia. Os pontos fortes representam os destaques da metodologia MAPICes e os pontos fracos, as lacunas percebidas para o feedback necessário à implantação prática. 

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

VITORINO, Elizete Vieira. Metodologia de ensino a distância baseada na percepção dos alunos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2004v5n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1119. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos