Lista de discussão como uma ferramenta para aprendizagem colaborativa

Autores

  • José Aires de Castro Filho
  • Ligiane de Castro Lopes
  • Claudenice de Freitas Souza

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2004v5n1p%25p

Resumo

O presente artigo investigou a lista de discussão como suporte ao ensino presencial. Participaram da pesquisa 57 alunos de duas turmas de uma disciplina de Informática na Educação. Os alunos enviaram 742 mensagens (média de 12,8 por aluno). A análise das mensagens revelou uma grande riqueza de temas discutidos, dentre os quais: comentários sobre softwares educativos; acessibilidade do computador na sociedade e o professor frente às novas tecnologiasConcluímos que as listas podem ser utilizadas como um recurso complementar à educação presencial, como ferramenta para a aprendizagem colaborativa, possibilitando ultrapassar limites como o tempo e o espaço e permitindo um aprofundamento de discussões iniciadas em sala de aula. 

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DE CASTRO FILHO, José Aires; LOPES, Ligiane de Castro; SOUZA, Claudenice de Freitas. Lista de discussão como uma ferramenta para aprendizagem colaborativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2004v5n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1118. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos