Contribuição das instituições de ensino superior no Brasil para a inclusão digital no contexto da sociedade da informação e do conhecimento

Autores

  • Elisa Maria de Assis
  • Maria Júlia Giannasi
  • Ymiracy Nascimento de Souza Polak
  • João de Lima Navarro
  • Paulo Ricardo Diniz
  • Vilma Aparecida Gimenes da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2004v5n1p%25p

Resumo

O artigo tem como objetivo destacar a contribuição das Instituições de Ensino Superior no Brasil, em especial a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), em prol da inclusão digital e social. Em sua parte introdutória, traz referenciais teóricos de inclusão bem como de tendências atuais no campo da aprendizagem a distância e descreve sucintamente as características do sistema de ensino proprietário da Instituição. Apresenta dados preliminares de pesquisa, levantamento em que se permite identificar as regiões onde a instituição se faz presente, com dados de número de unidades com alunos e a relação de números de alunos por estados da Federação, bem como número de tele-salas. Esses dados permitem visualizar que a Instituição está presente nos grandes, médios e pequenos centros, com a oferta de cursos de graduação, tecnológicos e de pós-graduação lato sensu. Esses cursos são ofertados com suporte de recursos televisivos, de informática e impressos, possibilitando que a população, considerada excluída digital e socialmente possa ingressar no mundo da tecnologia. Desta forma, a UNOPAR, incorporando a responsabilidade social das IES no Brasil, contribui significativamente para minimizar as diferenças existentes entre a população brasileira ao reduzir os índices de exclusão social e digital, expandindo suas fronteiras com cursos de qualidade, mediante um sistema de ensino bimodal – presencial e a distância.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DE ASSIS, Elisa Maria; GIANNASI, Maria Júlia; POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza; NAVARRO, João de Lima; DINIZ, Paulo Ricardo; DA CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes. Contribuição das instituições de ensino superior no Brasil para a inclusão digital no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2004v5n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1112. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos