A convergência de mídias: possibilitando a formação de tutores na Universidade Virtual do Maranhão

Autores

  • Ymiracy Nascimento de Souza Polak
  • Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia Duarte
  • Othon Carvalho Bastos
  • Larissa Isfer Ribas

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2004v5n1p%25p

Resumo

O presente constituiu um estudo avaliativo do Curso de Formação de Tutores, ofertado pela Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), em 2003, que teve como objetivo avaliar o vivenciado no processo de  implementação do curso de tutores mediado pela convergência de mídia. Para tanto, foi aplicado um instrumento avaliativo on-line junto aos alunos após cada módulo, quando se buscou verificar: o atendimento das expectativas do aluno, o domínio do tutor do conteúdo trabalhado e a infra-estrutura tecnológica e administrativa. Foram inscritos 500 (quinhentos) alunos no curso, que tiveram o apoio tutorial on-line e presencial de 10 (dez) tutores, 10 (dez) técnicos administrativos e 10 (dez) técnicos de informática, além das Coordenações de tutoria, administrativa e tecnológica que atuavam em nível central. O curso foi ofertado em 10 (dez) pólos, com convergências midiáticas, da mídia televisiva, da informática e impressas. Os alunos tiveram acesso ao material impresso no ato da matrícula, sendo o conteúdo trabalhado presencialmente com o recurso da IP-TV, da informática, da tutoria on-line feita por fone, fax e recursos da Web. Os módulos foram ofertados 30% por via telemática, 30% por tutoria online e presencial e 40% a distância. Registra-se que não houve evasão no curso, o qual foi financiado pelo Governo do Estado do Maranhão e todas as etapas previstas no cronograma foram cumpridas.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

POLAK, Ymiracy Nascimento de Souza; DUARTE, Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia; BASTOS, Othon Carvalho; RIBAS, Larissa Isfer. A convergência de mídias: possibilitando a formação de tutores na Universidade Virtual do Maranhão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2004v5n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1110. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos