Práticas educativas nas rádios educativas: garimpar estrelas do chão

Autores

  • Patrícia Zanin Heitzmann

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2005v6n1p%25p

Resumo

A história do rádio educativo é indissociável da trajetória do rádio no Brasil. Mas combinar práticas educativas ao jornalismo nas emissoras dessa natureza exige uma preocupação ética e estética. Não basta aprofundar temas; é preciso também encontrar formas instigantes de fazê-lo. Trata-se de um caminho em construção que deve considerar a perspectiva cultural e ainda a proposta de cidadania, valorização da diversidade, disponibilidade para a escuta e busca das singularidades. Neste texto – um relato de experiência da autora na Rádio Universidade FM (emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina) –, procuramos mostrar as diferentes fases por que passou o rádio educativo no Brasil; defendemos a idéia das práticas educativas ligadas à cultura e à humanização, segundo ideais de Paulo Freire, e contamos parte da experiência jornalística da Universidade FM.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

HEITZMANN, P. Z. Práticas educativas nas rádios educativas: garimpar estrelas do chão. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2005v6n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1104. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos