Alfabetizar Letrando: um trabalho com o texto na 1ª fase do ensino fundamental

Autores

  • Marcia Aparecida Alferes
  • Marta Virgínea Machado Klein

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2005v6n1p%25p

Resumo

Esta pesquisa teve, como referencial teórico, idéias de diversos autores que falam sobre alfabetização e  letramento. Levando-se em conta seus conceitos, pretendeu-se identificar e analisar práticas pedagógicas constituintes de um processo de alfabetização. Para este fim, através da pesquisa-ação, foram coletados dados em uma sala de primeira fase do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Ibaiti. A análise dos dados permitiu uma reflexão sobre o papel do professor como mediador neste processo, do aluno como indivíduo reflexivo e ativo em sua aprendizagem e do texto como ponto de partida e chegada do processo de alfabetização.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

ALFERES, Marcia Aparecida; KLEIN, Marta Virgínea Machado. Alfabetizar Letrando: um trabalho com o texto na 1ª fase do ensino fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2005v6n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1087. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos