A abordagem reflexiva na visão de formadores de professores de inglês

Autores

  • Ivone Santana
  • Telma Gimenez

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2005v6n1p%25p

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar o modo como formadores de professores de inglês implementam a abordagem reflexiva. Uma análise exploratória dos dados de um grupo focal com quatro formadoras de professores de inglês revelou quatro preocupações interligadas: 1) a sistematização da reflexão e suas contribuições para a formação; 2) o papel da observação na formação inicial; 3) a relação da instituição formadora com os professores colaboradores do campo de estágio e 4) as relações de poder. Concluiu-se que as formadoras foram além das orientações trazidas pela literatura na área a partir da análise de suas experiências, identificaram problemas, apontaram soluções e avaliaram suas conseqüências. O grupo focal se mostrou um espaço potencial para desenvolvimento da reflexão coletiva. 

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

SANTANA, Ivone; GIMENEZ, Telma. A abordagem reflexiva na visão de formadores de professores de inglês. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2005v6n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1086. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos