Linguagem Escrita: O Grande Desafio do Ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Soraya Rozana Sartorelli
  • Ana Cristina da Trintade Martins
  • Rogério Alves Ferreira
  • Silvano Hrescak Rissi
  • Vanessa Simões
  • Vânia Aparecida de Lima

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2006v7n1p%25p

Resumo

Este trabalho tem como objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa sobre produção textual escrita no 3º ano do ensino médio, na cidade de arapongas - Paraná. tomando como embasamento teórico a lingüística textual, mais especificamente as metarregras de Michel Charolles, analisou-se um corpus composto por sessenta textos coletados em escolas estaduais do município. Concluiu-se que os principais problemas encontrados referem-se à repetição e à não-progressão do texto. Dessa maneira, os discentes pesquisados necessitariam de um trabalho mais específico sobre como utilizar os mecanismos de coesão textual, além de atividades envolvendo leitura que permitisse uma maior progressão de idéias nos textos produzidos.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

SARTORELLI, S. R.; MARTINS, A. C. da T.; FERREIRA, R. A.; RISSI, S. H.; SIMÕES, V.; DE LIMA, V. A. Linguagem Escrita: O Grande Desafio do Ensino de Língua Portuguesa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2006v7n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1075. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos