Para Não Passar a Vida na Vassoura: Magistério, Espaço de Ascensão Social, na Representação de Mulheres Negras

Autores

  • Jacira Reis da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2006v7n1p%25p

Resumo

A partir de depoimentos de professoras negras sobre suas trajetórias escolares, este estudo relata as representações que deles emergiram com o objetivo de (i) captar as representações circulantes no cotidiano escolar; (ii) perceber como estas representações  produzem/reproduzem, novas/velhas práticas; (iii) colaborar para desmistificar as representações naturalizadas e (iv) apontar para a possibilidade de construção de uma escola não racista e de relações sociais mais justas. Com suporte na teoria das representações, de Serge Moscovici, reflete sobre a produção/circulação das representações sobre o negro, na sociedade brasileira, e seus reflexos no cotidiano escolar.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DA SILVA, Jacira Reis. Para Não Passar a Vida na Vassoura: Magistério, Espaço de Ascensão Social, na Representação de Mulheres Negras. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2006v7n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1074. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos