Linguagem Sentida em "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" de Clarice Lispector

Autores

  • Maria Cristina Viecili

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2006v7n1p%25p

Resumo

A narrativa de Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres relata o relacionamento amoroso de Lorely e Ulisses. Ela, professora primária, abandona a vida em companhia dos pais em Campos e as viagens à Europa para resolver seu conflito perene com a fragilidade e inexplicabilidade da vida humana. A busca de uma liberdade maior é seu objetivo no sentido de encontrar o amor em sua totalidade. Ulisses é professor de Literatura e Filosofia, que vai conduzir Lóri na sua caminhada em busca da aprendizagem do prazer. Deixando-a andar com as próprias pernas, Ulisses a prepara para a liberdade e, conseqüentemente, para a entrega total amorosa que se realiza no final da narrativa, como um ato de compensação. Ulisses, no início da narrativa, representa o oposto de Lóri - forte, seguro, determinado, embora tenha seus momentos de reflexão e indagação, próprios de um professor de Literatura e Filosofia. No final, há uma inversão quando Ulisses assume o nível de indagações anteriormente realizadas por Lóri que, por sua vez, se reveste de estabilidade e segurança diante da vida. Assim, realidade e idealidade registram a natureza cíclica do homem. É o processo revelador de um sujeito em crise de identidade que, marcado pela solidão que o desagrega, busca a descoberta de si mesmo para experimentar a plenitude da condição humana - união amorosa completa e sem reserva.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

VIECILI, Maria Cristina. Linguagem Sentida em "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres" de Clarice Lispector. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2006v7n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1072. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos