Filosofia e Educação: A Ética de Levinás Como Referencial Teórico Para a Gênese de um Novo Humanismo na Educação

Autores

  • José Aparecido Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2006v7n1p%25p

Resumo

Em um primeiro momento, pretende-se com este artigo problematizar a prática pedagógica aplicada nas instituições de ensino em nosso país do ponto de vista da ética, mais especificamente no que diz respeito à inserção de valores morais e humanitários nos educandos. Nesta questão, a nossa hipótese é que o modelo educacional vigente no Brasil não tem cumprido a contento o seu papel. Num segundo momento, a nossa intenção é apresentar e defender uma proposta ética com o intuito de iluminar e dar pistas ao problema mencionado tendo como referencial teórico o pensamento de Emmanuel Levinás.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

PEREIRA, José Aparecido. Filosofia e Educação: A Ética de Levinás Como Referencial Teórico Para a Gênese de um Novo Humanismo na Educação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2006v7n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1071. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos