A Construção do Conhecimento na Concepção Construtivista

Autores

  • Nathália Aparecida De Oliveira
  • Denise Madureira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2007v8n1p%25p

Resumo

O construtivismo é o nome de uma das três grandes correntes teóricas que procura explicar como se desenvolve o processo de construção do conhecimento. Opondo-se ao apriorismo e ao empirismo, parte do pressuposto de que o conhecimento não é inato e nem apenas transmitido, mas se constrói por meio da ação mútua, por uma inter-relação estabelecida entre o sujeito e o meio. Assim sendo, este artigo tem por objetivo promover uma análise crítica, em âmbito escolar, da postura assumida por profissionais educadores. Por meio da pesquisa bibliográfica buscou-se uma reflexão da contribuição dos profissionais educadores para construção do conhecimento qualitativo do sujeito.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DE OLIVEIRA, Nathália Aparecida; MADUREIRA, Denise. A Construção do Conhecimento na Concepção Construtivista. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2007v8n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1058. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos