A Educação da Pessoa com Deficiência no Brasil

Autores

  • Martinha Clarete Dutra

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2007v8n1p%25p

Resumo

Este artigo reflete sobre a história da educação da pessoa com deficiência no Brasil. Verifica a forte resistência constatada neste setor, quando o tema é a inclusão educacional desta população. Constata o cunho assistencial e filantrópico que, historicamente, teceu a educação especial brasileira que resiste e não supera a segregação escolar, embora o paradigma da inclusão seja irreversível. O presente trabalho defende a tese de que a inclusão é uma questão de políticas públicas. Cabe à escola a relevante tarefa de instrumentalizar o aluno com deficiência para que possa se desenvolver pessoal, social, educacional e profissionalmente, tornando-se, assim, sujeito protagonista na construção de uma sociedade para todos.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

DUTRA, Martinha Clarete. A Educação da Pessoa com Deficiência no Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2007v8n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1046. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos