Modelos Cognitivos Globais: A Coerência Argumentativa na Linguagem Publicidade

Autores

  • Giovana Siqueira Princípe
  • Cecilia Contani Beraldo
  • Melissa Carolina H. de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2007v8n1p%25p

Resumo

Nas discussões lingüísticas atuais, a linguagem é concebida como o lugar de interação entre os interlocutores, em uma situação comunicativa, que envolve os elementos sócio-histórico e ideológico. Esses elementos, juntamente com outros mecanismos verbais e visuais, são responsáveis pela coerência textual, fator imprescindível para o grau de conexidade do discurso. Também, a pressuposição, no âmbito das práticas discursivas dos interlocutores, acarreta diferentes leituras de um mesmo acontecimento. Com base nas teorias de Beaugrande e Dressler (1992), neste artigo, analisamos os modelos cognitivos globais frames e scripts e sua aplicabilidade na linguagem publicitária.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

PRINCÍPE, G. S.; BERALDO, C. C.; DE OLIVEIRA, M. C. H. Modelos Cognitivos Globais: A Coerência Argumentativa na Linguagem Publicidade. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2007v8n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1042. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos