Reflexões sobre a Inclusão de Educandos Especiais no Ensino Superior na Modalidade EaD

Autores

  • Edilaine Vagula

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2008v9n0p%25p

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema de ensino é questão discutida há muitos anos. O objetivo deste estudo é promover reflexões sobre condições adequadas de atendimento para que pessoas com deficiências visuais, físicas e auditivas possam com igualdade de oportunidades, beneficiarem-se de ações educacionais que propiciem a construção do conhecimento, partindo de princípios universais de acessibilidade. Este artigo pretende contribuir para ampliação do conhecimento sobre a inclusão de alunos “especiais” no ensino superior, com a utilização de novas tecnologias. Permitindo assim, uma reflexão sobre o papel da universidade frente à inclusão de alunos especiais em sala de aula regular. Dessa forma, oportunizando a abertura de espaço para novos projetos, bem como sistematização de linhas de ação que reafirmem o papel da universidade na elaboração de conhecimentos e efetivação de políticas de inclusão. Pretende-se ainda, contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e conseqüente frente a este grupo.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

VAGULA, Edilaine. Reflexões sobre a Inclusão de Educandos Especiais no Ensino Superior na Modalidade EaD. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 9, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2008v9n0p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/1024. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos