Desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma Proposta Aplicada com Estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Eloana C. Canedo da Silva Secretaria de Estado da Educação do Paraná. PR, Brasil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1229-6649
  • Alessandra Dutra Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciência e Tecnologia. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n2p%25p

Resumo

Resumo
A modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) traz muitos desafios aos profissionais da educação em relação ao ensino e à aprendizagem e à permanência dos estudantes na escola. Muitas das estratégias e metodologias são empregadas de modo a favorecer a participação, o envolvimento, a permanência e a aquisição de conteúdos por estes estudantes. Tendo isso em vista, o presente estudo busca relatar resultados da aplicação de uma proposta em que se emprega os princípios do desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) para ensinar conteúdos da disciplina de Língua Inglesa (LI) a alunos da EJA das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de ensino noturno situada ao norte do Paraná-PR. Para isso, foram empregados os tipos de pesquisa bibliográfica, de campo e analítica. Os resultados dessa pesquisa mostraram que é possível empregar os princípios do PC para ensinar conteúdos da Língua Inglesa aos alunos da EJA e os componentes que mais trouxeram dificuldades foram a decomposição e o reconhecimento de padrões. No entanto, o maior dos desafios nesta modalidade de ensino é manter a frequência dos estudantes às aulas, uma vez que a ausência deles aumenta ainda mais a defasagem de conteúdos ministrados independente da metodologia utilizada.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Língua Inglesa. Pensamento Computacional.

Abstract
The Youth and Adult Education (EJA) modality brings many challenges to education professionals in relation to teaching and learning and students' permanence in school. Many strategies and methodologies are used in order to favor the participation, involvement, permanence and acquisition of content by these students. In view of this, the present study seeks to report the results of the application of a proposal in which the principles of the development of Computational Thinking (CP) are used to teach contents of the English Language (IL) subject to EJA students in the final grades of Elementary School. from a public night school located in the north of Paraná-PR. For this, the types of bibliographic, field and analytical research were used. The results of this research showed that it is possible to use the PC principles to teach English Language content to EJA students and the components that most brought difficulties were decomposition and pattern recognition. However, the biggest challenge in this type of teaching is to maintain the attendance of students to classes, since their absence further increases the gap in content taught regardless of the methodology used.

Keywords: Teaching and Learning. English language. Computational Thinking.

Biografia do Autor

Eloana C. Canedo da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. PR, Brasil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. PR, Brasil.

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Londrina(2012). Atualmente, é Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. É mestranda em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN, pela UTFPR de Londrina-PR.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

SILVA, E. C. C. da .; DUTRA, A. Desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma Proposta Aplicada com Estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 330–334, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10054. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos