Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos, conforme descritos em "Diretrizes para Autores" (logo abaixo) e "Perguntas Frequentes" (canto direito superior desta página).

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

A revista recebe artigos em fluxo contínuo 

1 Procedimentos para Submissão de Artigos: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados e/ou submetidos  em outro periódico ou coletânea no país. O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:

• Primeira Etapa: seleção dos artigos é realizada pelo Conselho Editorial segundo critério de relevância, adequação às diretrizes editoriais e normas da revista (artigos que não atenderem as normas da revista são automaticamente recusados);

• Segunda Etapa: parecer a ser elaborado por no mínimo dois consultores “ad hoc”. Os autores podem sugerir os "consultores ad hoc" para agilizar a tramitação. No caso dos pareceres não serem conclusivos, ou divergentes, o artigo poderá ser enviados a novos consultores. Sendo que a aceitação final é de responsabilidade do Editor.

1.1  Línguas: São aceitos trabalhos redigidos em inglês, português ou espanhol.

1.2  As submissões devem ser realizadas no site da revista. 

2      Tipos de Colaborações Aceitas pela Revista: serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem nas seguintes categorias:

2.1 Artigos Científicos: Apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. As publicações de caráter científico devem conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês ou Espanhol e Inglês); Resumo e Palavras-chave; Abstract e Keywords; 1)Introdução; 2)Material e Métodos; 3)Resultados e Discussão; 4)Conclusão; e Referências.

2.2 Artigos de Revisão: Apresentam um breve resumo de trabalhos existentes, seguidos de uma avaliação das novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o assunto. Devem conter os seguintes tópicos: Título (Português ou Espanhol e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Keywords; 1)Introdução; 2)Desenvolvimento (incluir os procedimentos de busca e seleção dos artigos utilizados na revisão); 3)Conclusão; e Referências.

 

3 Forma de Apresentação dos Artigos

3.1 Os artigos devem ser digitados em editor de texto Word no formato .doc, em espaço 1,5 linha, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12.  A página deverá serem formato A4, com formatação de margens (3 cm). Número máximo de 25 laudas.

3.2 A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

3.2.1 Folha de rosto personalizada contendo:

• Título em português e inglês

• Nome de cada autor, seguido por afiliação institucional, titulação por ocasião da submissão do trabalho e e-mail de contato. Deve ser identificado com asterico (*) o autor de contato.  Recomenda-se que o artigo tenha no máximo 6 (seis) autores. Caso esse número seja excedido, deve ser descrita a participação de cada um dos autores no trabalho.

3.2.3 Resumo em português, de acordo com as normas da ABNT (mínimo de 200 e máximo de 250 palavras), redigido em parágrafo único, espaço simples e alinhamento justificado; e Palavras-chave (mínimo 3 e máximo 5), não deve repetir as palavras do título. O resumo deve iniciar com a problematização, seguido dos objetivos, metodologia, resultados e finalização com a conclusão. 

3.2.4 Abstract Keywords. O Abstract deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de Keywords, compatíveis com as palavras-chave.

3.2.Texto de acordo com as especificações recomendadas para cada tipo de colaboração.

•As citações bibliográficas devem ser de acordo com as normas ABNT NBR 10520 – Informação e Documentação - Citações em documentos - Apresentação / 2018), adotando-se o sistema autor-data. Ex.:

Barcellos et al. (1977) encontram...

... fatores de risco (MORAES; SILVA, 2019) ...

... com problemas urinários de suínos” (LIEBHOLD et al., 2018, p.20).

3.2.6 Materiais Ilustrativos

• Tabelas, com as respectivas legendas. As tabelas devem ser formatadas no sentido retrato e não (nunca) em paisagem. Devem ser numeradas na sequência que são citadas no texto. As legendas e o título devem ser autoexplicativa. Todas têm que constar a fonte de citação. 

• Gráficos devem ser acompanhados dos parâmetros quantitativos utilizados em sua elaboração, na forma de tabela.

• Figuras devem ter tamanho adequado ao texto., qualidade de resolução e didentificação da fonte consultada.  

Itens separados devem ser anexados no Passo 4. Transferência de documentos Suplementares localizado no processo de submissão do artigo.

3.2.6 Referências (NBR 6023 – Informação e Documentação - Referências - Elaboração / 2018). Devem conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética, não enumerada. Todos os autores e obras citados no corpo do artigo devem constar nas referências. 

Visando aumentar e/ou manter o extrato Qualis/Capes da Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas é necessário maior número de citações. Recomendamos fortemente que os autores citem referências de artigos já publicados na Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, relacionados de alguma forma ao assunto do seu artigo. Ressaltamos que as citações contribuem para que o periódico adquira métricas científicas.

A seguir, alguns modelos de referências dos principais tipos de documentos:

 3.2.6.1 Artigos em periódicos

MACHADO, A.J.; NANTES, E.A.S. Telegram como um recurso de apoio metodológico no curso de ciências contábeis: relato de experiência. Ensino Educ. Cienc. Human., v.22, n.3, p.325-334. doi: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n3p325-334

DE MUNCK, J. et al. Effect of water storage on the bonding effectiveness of 6 adhesives to Class I cavity dentin. Oper. Dent., v.31, n.4, p.456-465, 2016.

3.2.6.2 Livros

MCCABE, J.F.; WALLS, A. Applied dental materials.  Oxford; Malden, MA: Blackwell Science, 2018..

PELCZAR JUNIOR, M.J.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R. Microbiologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 2019.

Todas as referências que conter DOI o código deve ser identificado. 

3.3 Comitê e Comissão de Ética 
Toda pesquisa que envolve seres humanos deverá constar o número do protocolo de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. Atentar-se para Resolução CNS n° 510/2016 (pesquisa na área de ciências humanas e sociais), Ofício Circular n° 2/2021/CONEP/SECNS/MS (pesquisa em ambiente virtual) e Carta Circular 166/2018 CONEP/SECNS/MS (pesquisa tipo relato de caso).

4 Direitos Autorais

Os autores devem ceder expressamente os direitos autorais à Cogna Educacional, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Cogna Educacional, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção da Kroton Educacional. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Contato com Equipe Técnica da revista:  solange.neves@cogna.com.br ; cientifica@kroton.com.br

Artigos

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