Sobre a Revista

                 

A Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas tem como objetivo a divulgação de pesquisas e estudos acadêmicos nas áreas de Ensino, Educação e Ciências Humanas, promovendo o diálogo interdisciplinar e contribuindo para o avanço do conhecimento nessas Áreas. A revista aceita artigos em português, inglês e espanhol, garantindo alcance internacional e pluralidade de perspectivas.

Publicada trimestralmente (quatro vezes ao ano), a revista adota o sistema de submissão em fluxo contínuo, permitindo que pesquisadores submetam seus trabalhos a qualquer momento. Todos os artigos passam por rigoroso processo de avaliação duplo-cega, garantindo a qualidade e a relevância científica das publicações.

 

Foco e Escopo 

A Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas é um periódico dedicado à publicação de pesquisas e reflexões críticas nas áreas de Ensino, Educação e Ciências Humanas. Seu objetivo é fomentar o debate científico e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento nessas áreas, promovendo abordagens interdisciplinares e metodológicas inovadoras.

O escopo da revista voltado para o Ensino e Educação inclui, mas não se limita, os seguintes temas: 

  • Ensino e aprendizagem: metodologias, práticas pedagógicas, inovação educacional, formação docente e tecnologias aplicadas à Educação. 
  • Educação: políticas educacionais, currículo, inclusão, diversidade, Educação Básica e Superior  
  • Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, Antropologia, História, Psicologia e suas interseções com a educação e o ensino. 
  • Pesquisa e prática educacional: estudos teóricos e empíricos sobre ensino e aprendizagem em diferentes contextos. 

 

Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação

A Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas é um periódico científico revisado por pares, comprometido em manter os mais altos padrões de ética na publicação. Dessa forma, é fundamental que todos os agentes envolvidos no processo de publicação (editores, conselho editorial, conselho científico, pareceristas ad hoc e autores) estejam alinhados com os padrões de conduta ética. Com base no Código de Conduta e nas Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE), adotam-se os seguintes princípios: 

Editor 

  • Responsável pela condução ética e transparente do processo editorial. 
  • Decide sobre a aceitação ou rejeição de manuscritos com base em critérios acadêmicos, científicos e éticos. 
  • Assegura que as submissões sejam avaliadas de forma justa, imparcial e sem conflitos de interesse. 
  • Garante um processo anônimo de arbitragem dos artigos (double-blind peer review), justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais 
  • Promove a integridade da publicação, prevenindo e lidando com casos de plágio, fraude científica, manipulação de dados e más condutas. 
  • Assevera a confidencialidade dos manuscritos durante todo o processo de avaliação. 
  • Atua com imparcialidade, sem discriminação de gênero, etnia, nacionalidade ou ideologia. 

Conselho Editorial 

  • Apoia os editores na formulação e implementação das diretrizes e políticas editoriais da publicação. 
  • Auxilia na manutenção da qualidade e credibilidade da revista, garantindo que esteja alinhada com boas práticas científicas e editoriais. 
  • Sugere temas, autores e estratégias para aprimorar o impacto da publicação. 
  • Atua na resolução de conflitos éticos e na avaliação de reclamações ou alegações de má conduta acadêmica. 

Conselho Científico 

Formado por especialistas renomados na área da revista que:  

  • Garante o rigor científico dos conteúdos publicados. 
  • Fornece orientação estratégica sobre os rumos acadêmicos da publicação. 
  • Medeia  em casos de disputas ou problemas éticos envolvendo manuscritos ou autores. 
  • Contribui para a credibilidade e reputação da revista no meio científico. 

Pareceristas ad hoc 

São pesquisadores convidados para avaliar manuscritos de forma independente e anônima (revisão por pares), cujas funções:

  • Devem fornecer avaliações críticas, construtivas e fundamentadas sobre a qualidade científica e metodológica dos artigos. 
  • Precisam manter sigilo sobre o conteúdo avaliado e declarar potenciais conflitos de interesse. 
  • Auxiliam os editores na tomada de decisão, garantindo que apenas trabalhos de alta qualidade sejam publicados. 
  • Devem agir com imparcialidade e objetividade, sem influências pessoais ou institucionais. 

Autores 

  • Devem submeter trabalhos originais e éticos, garantindo que todas as informações sejam precisas e verificáveis. 
  • Precisam declarar corretamente a autoria, evitando plágio, autoplágio ou inclusão indevida de coautores. 
  • Não submeter, simultaneamente, o mesmo manuscrito em periódicos diferentes 
  • São responsáveis por apresentar dados reais e transparentes, sem manipulação ou fabricação de informações. 
  • Devem respeitar as normas da revista, incluindo políticas de conflitos de interesse e divulgação de financiamento. 
  • Têm a obrigação de corrigir erros identificados em seus trabalhos após a publicação, caso necessário. 
  • Devem garantir que sua pesquisa siga diretrizes éticas, como o respeito aos direitos dos participantes humanos e animais em estudos experimentais e, para tanto, apresentar o parecer de aprovação de Comites de Ética (CEP ou CEUA).

 

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD

Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas tem o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, preserva os dados pessoais, de acordo com a LGPD.